Na última rodada da primeira fase, Paraná Clube garante a oitava vaga nas quartas de final

Neste domingo, 15, aconteceu a última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense da 1ª Divisão de Profissionais de 2020. Com portões fechados, as 12 equipes foram a campo e estavam em jogo ainda uma vaga nas quartas de final e a decisão dos dois rebaixados. Mesmo derrotado pelo Toledo por 1 a 0, o Paraná Clube conquistou a oitava vaga e está classificado. Já PSTC e CE União ficaram com as últimas colocações e disputarão a segunda divisão na próxima temporada.

Em Curitiba
Na capital paranaense a bola rolou para o clássico Atletiba, no Couto Pereira, e o Alviverde levou a melhor ao vencer por 4 a 0. Os donos da casa abriram o placar logo aos 10 minutos do primeiro tempo, com gol de Igor Jesus. Ainda na primeira etapa, a equipe marcou mais duas vezes, com Sabino, aos 19 minutos, e Matheus Sales, aos 45.

No segundo tempo, o zagueiro Rhodolfo fez mais um e fechou o placar. Com os três pontos, o Coritiba ultrapassou o Athletico na classificação e encerrou a primeira fase na liderança. Já o Athletico caiu para a terceira colocação após a vitória do FC Cascavel.

Em Arapongas
O Cianorte, que estava cumprindo punição imposta pelo TJD-PR, recebeu o Rio Branco em Arapongas e venceu por 2 a 1. Luiz Fernando abriu o placar para o Rio Branco, mas o Everton e Maurício marcaram e garantiram a vitória de virada. As duas equipes já haviam conquistado a classificação e terminam a primeira fase em 5º e 7º lugares, respectivamente.

Em Cornélio Procópio
O PSTC recebeu o Cascavel CR em um dos jogos que deveriam ser mais disputados na rodada, já que o Cascavel ainda tinha chances de classificação, enquanto o PSTC lutava para fugir do rebaixamento. Porém o empate em 1 a 1 não favoreceu nenhuma das equipes. O time da casa se despediu da competição e terminou na 11ª colocação, com 6 pontos. Já o Cascavel CR ficou com a 9ª colocação, com 13 pontos, dois a menos que o último classificado, o Paraná Clube.

Em Francisco Beltrão
O CE União recebeu o FC Cascavel precisando de um resultado positivo para tentar escapar do rebaixamento, mas o time visitante ainda pensava nas primeiras colocações e, por isso, foi pra cima e acabou vencendo por 3 a 2. Douglas e Samuel marcaram para o CE União, enquanto Willian, Lucas e Magno garantiram a vitória do Cascavel. Com os três pontos, a equipe passou o Athletico e terminou na segunda colocação, com 23 pontos conquistados. O CE União foi o último colocado, com 5 pontos.

Em Toledo
O Toledo recebeu o Paraná Clube e conquistou a vitória que precisava para se manter na primeira divisão do futebol paranaense. Aos 9 minutos do segundo tempo, Paulo Henrique marcou o único gol e decretou a vitória do time da casa. Mesmo com a derrota, o Paraná Clube conquistou a última vaga para a próxima fase. O Toledo termina a competição na 10ª colocação, com 10 pontos, enquanto o Paraná Clube é o oitavo colocado, com 13 pontos.

Em Londrina
No Estádio do Café o Londrina recebeu o Operário e o Fantasma levou a melhor ao vencer por 1 a 0, com gol de Lucas. Com o resultado, o time de Ponta Grossa termina a primeira fase na quarta colocação, com 20 pontos, enquanto o Tubarão é o sexto colocado, com 15 pontos.

QUARTAS DE FINAL
Com os resultados deste domingo, foram definidos os confrontos das quartas de final da competição. São eles:

Coritiba (1º) x Paraná Clube (8º)
FC cascavel (2º) x Rio Branco (7º)
Athletico (3º) x Londrina (6º)
Operário (4º) x Cianorte (5º)

SÉRIE D
Conquistaram a classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2021: FC Cascavel, Cianorte e Rio Branco.

SUSPENSO
Considerando a recomendação do Ministério da Saúde, com relação a pandemia do COVID-19 (Coronavírus), o risco de propagação e contaminação em massa, bem como a saúde de todas as pessoas envolvidas para realização das partidas de futebol, a necessidade de prevenção e a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de suspender as competições nacionais em andamento, a Federação Paranaense de Futebol resolveu suspender, por prazo indeterminado, o Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 1ª Divisão – Temporada 2020.

Foto: Site Oficial do Coritiba