1000 dias de gestão Hélio Cury Filho
Mandato do presidente da FPF chega a marca simbólica com resultados expressivos

Hélio Cury Filho completa 1000 dias de mandato. FOTO: Rachel Lipatin
Neste domingo, 18 de janeiro, o mandato de Hélio Cury Filho na presidência da Federação Paranaense de Futebol (FPF) completa 1000 dias. Iniciado em abril de 2023, o trabalho na entidade é marcado pelo crescimento constante do futebol paranaense, maior visibilidade dos nossos campeonatos e ações voltadas ao fortalecimento dos clubes.
Entre as principais conquistas da gestão está a ampliação do número de transmissões dos campeonatos organizados pela FPF, proporcionando maior visibilidade aos clubes e aproximando ainda mais os torcedores de seus times. Somente em 2025, foram transmitidos 136 jogos pela FPF TV — canal oficial da Federação Paranaense de Futebol no YouTube — que atualmente conta com 53 mil inscritos. As competições também tiveram espaço nas telas de outras plataformas de streaming e na TV aberta, com a cobertura de emissoras como a RIC Record e a TV Paraná Turismo.
Outro destaque da gestão é o aumento no número de competições – são 26 campeonatos diferentes. Em 2025, a grande novidade foi o retorno da Taça FPF, torneio disputado pelos times da primeira e segunda divisões do Campeonato Paranaense e que garante vagas para a Copa do Brasil e a Copa Sul-Sudeste. Com isso, os clubes do Estado passaram a contar com um calendário mais extenso, o que, para além das quatro linhas, também ajuda a fomentar a economia estadual.
Parcerias ampliadas
Desde o início, a gestão também tem como foco a aproximação com entidades que contribuem para o fomento do futebol paranaense, além do fortalecimento do relacionamento com outras federações e com a própria CBF. Um exemplo é a parceria com a Federação Catarinense de Futebol (FCF) e a Federação Gaúcha (FGF), criando e organizando a Copa Sul, disputada nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20 e reunindo atletas dos três estados.
Além disso, realizamos o Primeiro Seminário Brasileiro dos Conselhos Fiscais de Futebol, reunindo representantes de federações de todo o Brasil. Também recebemos diferentes eventos promovidos pela CBF, como o Gols pela Vida e a capacitação para o futebol amador da capital. Curitiba também foi sede, com apoio da FPF, do Conselho de Arbitragem, que reuniu árbitros da Conmebol na capital paranaense.
Voltada para o futuro, a gestão de Hélio Cury Filho segue trabalhando de forma incessante para que o futebol paranaense alcance marcas ainda mais expressivas, valorizando a paixão dos torcedores e fortalecendo clubes, competições e o desenvolvimento do esporte em todo o Estado.
Saiba mais no Anuário 2025, clicando aqui.