Federação Paranaense de Futebol

Com gol de Lucas Ronier, Coritiba vence o Athletico no primeiro Athletiba de 2026

Disputado na Arena da Baixada, clássico foi válido pela quarta rodada do Paranaense

Foto: Raphael Brauhardt/FPF

O Coritiba levou a melhor no primeiro Athletiba da temporada. Na tarde deste sábado (16), o Coxa venceu o Athletico, na Arena da Baixada, em jogo válido pela quarta rodada do Paranaense 2026.

O gol da vitória do Coritiba no clássico foi marcado por Lucas Ronier, no início dos segundo tempo.

Com o resultado, o Coxa saltou para a liderança do grupo B, com sete pontos somados. Já o Athletico permaneceu com sete pontos e ocupa a segunda posição do grupo A.

Confira os gols e melhores momentos da partida na FPF TV no YouTube – CLIQUE AQUI!

O jogo

O Athletico começou melhor o clássico, pressionando a saída de bola do Coxa, e criou as primeiras chances. Logo no primeiro minuto, Léo Derik cruzou na primeira trave, e Jadson apareceu para cabecear, mas mandou para fora.

Aos 15’, Mendoza levantou na área, a defesa desviou para trás e Renan Peixoto, livre, bateu de primeira por cima do gol, desperdiçando grande oportunidade.

Com o passar do primeiro tempo, o Coritiba conseguiu sair mais do campo defensivo e equilibrou as ações. Aos 27’, Lavega arrancou pela esquerda, rolou na entrada da área para Josué, que dominou e finalizou com força, mas a bola passou por cima do travessão.

A jogada com Lavega voltou a funcionar na volta do intervalo. Logo aos três minutos, o atacante cruzou na medida, e Lucas Ronier desviou de cabeça, com estilo, para abrir o placar para o Coxa: 1×0.

Em desvantagem, o Athletico partiu para cima e quase empatou aos 16’. Mendoza puxou para o pé esquerdo, arriscou de fora da área, a bola desviou e acertou a rede pelo lado de fora, arrancando gritos de gol de parte da torcida.

Aos 22’, Zapelli fez um cruzamento açucarado, Leozinho apareceu mergulhando para cabecear, mas tirou demais do goleiro e mandou ao lado do gol.

Com o Furacão totalmente lançado ao ataque, o Coritiba encontrou espaços para contra-atacar. Em um desses lances, aos 35’, o Coxa esteve muito perto de definir a vitória: Lucas Ronier rolou para Fabinho, que finalizou por baixo do goleiro, mas Arthur Dias apareceu em cima da linha para evitar o gol.

Aos 47′, Lucas Ronier puxou novo contra-ataque e bateu no canto, mas Santos se esticou para fazer a defesa.

O Athletico, por sua vez, tentou ensaiar uma pressão final, mas sem surtir efeito. Assim, o Coritiba garantiu a vitória no primeiro Athletiba de 2026. Fim de jogo: 0x1.

Agenda

Na próxima rodada, o Athletico visita o Azuriz, na terça-feira (20), às 20h, no estádio Os Pioneiros. Já o Coritiba recebe o São Joseense, na quarta-feira (21), às 20h30, no Couto Pereira.